Visitante Nr
Treino inaugural no dia 4 Nov 19, às 19:50h.
Confirme a sua presença pelo Whatsapp.
AULAS
Seg: 19:50h-21:20h
Qui: 21:00h-22:10h
Sab: 09:00h-10:30h
LOCAL
Clube Pandiá Calógeras (ao lado do HMAB)
QRS A/Especial - SMU
Brasília, DF 70.630-000
Tel: (61) 9166-0686
Brasília - DF
合
気
道
Visitante Nr

Fonte: www. wallhere.com
PROGRAMA DE FAIXAS
Esta sessão se destina a abordar alguns conceitos do Programa de Faixas, o exame, o pré-exame e algumas ideias vitais sobre os passos para que haja o desenvolvimento técnico dentro da arte.
Ao longo do caminho, várias características terão que ser conhecidas e demonstradas. Nesse último ponto reside o fato da realização do Exame de Faixas, que nada mais é do que uma maneira formal de analisar/ checar/ comprovar o nível do avaliado, após o mesmo comparecer a quantidade de aulas previstas e denotar o padrão exigido no Dojo, que será observado durante os treinos e no pré-exame, isso tudo de forma transparente.
Para a construção do futuro Yudansha, é de vital importância que ela ou ele treine todas as técnicas básicas constantes da lista a seguir, realizando-a com ambos os lados de corpo, pela frente e por trás do Uke (Omote e Ura), buscando a dinamicidade, a efetividade, a energia, além dos aspectos elencados no 1ª parágrafo, da 2ª Fase do PDCA, na aba Metodologia desse site, utilizando o mínimo de força possível.
Lista das técnicas básicas de Aikido.


A faixa preta pode e deve ser almejada, contudo ela não é um fim em si. Infelizmente nem todos que a conquistam continuam com os seus treinamentos. Então deve-se refletir para si próprio o que este símbolo significa, pois alcançá-lo apenas para fins de "ostentação" não levará nada a lugar nenhum, muito menos demonstrará conhecimento.
Outra questão importante que tem que ser refletida é: Será que eu possuo o nível técnico corresponde à esta faixa?
As faixas, na verdade, servem para segurar as calças do praticante, entretanto exprimem algo bem mais profundo. Seus possuidores devem atender aos requisitos técnicos e éticos que o Aikido representa.
Imaginemos se o Yudansha tivesse as seguintes dificuldades: não sabe fazer os ukemis (principalmente os básicos), não sabe acompanhar o Nage, não consegue redirecionar a energia do Uke (mesmo que esse empregue maior energia, de forma dinâmica ou estática), faz técnicas somente se utilizando da força, sem circularidade e apenas de um lado do corpo, possui pouca ou nenhuma fluidez, além de outras questões.
Então precisa-se que a técnica esteja aferida, que o aikidoísta continue seu treinamento, aprimorando-se cada vez mais, dando o máximo de si. "O dia de treino perdido não volta, as técnicas que foram ensinadas sim".
Nesse contexto, a tabela a seguir fornece algumas metas que devem ser atingidas para que o caminho seja percorrido de forma gradual. Os parâmetros são cumulativos.
A tabela anterior sugere características/ conhecimentos que deverão ser observados/ realizados pelo praticante no momento da sua indicação para a graduação correspondente. Obviamente ainda haverá algum tempo para um amadurecimento técnico até o exame.
Esses parâmetros da tabela estão em consonância com o descrito no primeiro parágrafo da 2ª Fase e na 3ª Fase do PDCA, descritas na aba Metodologia.
Citam-se algumas ideias, todas de extrema importância, que necessitam de desenvolvimento durante o caminho: respiração, controle do quadril, corte, circularidade, movimentação, manutenção do contato, adaptação à energia recebida e redirecionamento dessa, postura, foco da energia no ponto correto, vetorização da técnica, harmonia na técnica, antecipação ao atacante, conhecimento e movimentação com armas (inclusive com projeção), coragem, autocontrole, desequilíbrio, ponto fraco da postura do Uke, acompanhamento do Nage ao se realizar a técnica no Uke ou deste ao recebê-la.
Veja a seguir, de forma ilustrada, algumas das características a serem atingidas no decorrer da prática do Aikido. Para saber, passe o mouse em cima da figura.




O pré-exame servirá de baliza para avaliar o praticante (quanto à tabela desta aba e as ideias citados em parágrafo anterior) e corrigir alguns pontos. Aquele procedimento abordará além das técnicas do Kihon, definidas no Programa de Faixas, outras que devam ser da ciência do aikidoísta, além de também ser apreciada as suas atitudes como Uke e não tão somente como Nage.
O Kihon será basicamente o previsto pela Aikikai Foudation (clique AQUI para ler a lista de técnicas) e o pré-exame conterá outros detalhes necessários ao amadurecimento técnico do aikidoísta. Tudo será detalhado em seu devido tempo.
É essencial lembrar desse simples conceito: "Aikido é tempo de estrada e não tão somente quilometragem percorrida". Não pule etapas.
A pessoa que persevera no caminho tem a honra de receber do Japão o seu Yudansha Book, onde constam os registros de exame de faixa preta e os seminários que participou a partir dessa graduação; e o seu Diploma, com o símbolo oficial da Aikikai e do Doshu.
Dedique-se e também conquiste o seu!


“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”
Jean Cocteau - Poeta e cineasta francês
REIGI
As Regras de Etiqueta (Reigi) definem uma lista de preceitos que devem ser seguidos para que melhor possamos nos adaptar ao Aikido e às suas tradições, incorporando um pouco da cultura japonesa e auxiliando o forjamento do caráter do praticante. É indispensável que tais princípios sejam de conhecimento do aprendiz desde a faixa branca.
Tais atitudes serão realizadas de forma a se tornar um hábito, para tanto, procure ler e incorporar esses argumentos.
-
Faça REI (reverência) ao KAMISSAMÁ (ou SHOMEN - frente interna do Dojo) e ao SENSEI sempre ao entrar e ao sair do TATAME na posição de SEIZA (sentado de joelho com o peito do pé encostado no chão), realizando o ZA REI.
-
Procure subir ao TATAME antes do início da aula e evite deixá-lo antes de seu término, na impossibilidade, caso o faça, ao entrar no tatame, na posição de SEIZA, aguarde o Sensei lhe observar e diga SENSEI ONEGAISHIMASSU, sem gritar, recebendo a autorização daquele. Deixe os chinelos voltados para fora, facilitando a saída.
-
EVITE ficar saindo do tatame ou interromper a realização das técnicas a todo momento. O condicionamento físico ou a busca desse faz parte das metas da aula. Se necessário diminua um pouco o seu ritmo. Serão realizadas paradas para hidratação. Caso queira, traga a sua garrafa com água.
-
Não discuta ou contra-argumente com o Sensei (o que é diferente de ter dúvidas).
-
É falta de etiqueta recusar-se a treinar quando convidado, mesmo que o convite parta de um KORRAI (aluno mais novo).
-
Nunca esquecer o sentido de respeito e gratidão aos pais, mestres, amigos e companheiros. Em especial manter vivo o respeito do KAISO MORIHEI UESHIBA.
-
Mantenha a higiene pessoal e do seu DOGI, respeite seu uniforme de treinamento. Caso utilize uma camisa, conserve-a por dentro da calça. Realize o nó da faixa da maneira correta.
-
Durante a aula não utilize acessórios como relógios, anéis, correntes, brincos, piercings no rosto e na orelha, pulseiras e outros, visando não ocorrerem arranhões e incidentes durante a prática. Pelo mesmo motivo, deixe as unhas cortadas ou, se for o caso, passe esparadrapo na ponta dos dedos.
-
Ao treinar, pratique a humildade. Tenha iniciativa de convidar seus parceiros à prática, dizendo sempre ONEGAISHIMASSU, não espere que venham chamá-lo.
-
Fale o mínimo possível durante o treino. O barulho tirará atenção dos alunos. Em algumas aulas treinaremos apenas de formas não verbais. AIKIDO é experiência e atenção aos detalhes.
-
Quando o SENSEI estiver demonstrando alguma técnica, fique em SEIZA ou HIZAOKUMÔ (pernas cruzadas, com os joelhos para baixo), em silêncio e atento, depois faça o ZA REI e comece a treinar. Não se sente de outras formas, pois poderá demonstrar deselegância, principalmente ao apontar a sola pé para alguém (exceto no alongamento) ou para o SHOMEN. JAMAIS se sente encostado na parede.
-
Caso não tenha compreendido bem a técnica mostrada, observe os outros, execute o pouco que entendeu e espere ser corrigido pelo Sensei ou vá ao encontro dele, fazendo a reverência em seguida. Não grite de onde estiver.
-
A contribuição (mensalidade) efetuada pelo aluno é uma pequena forma de demonstrar gratidão ao Sensei por seus ensinamentos, portanto, não deve ser nunca encarada como prestação de serviço, já que os ensinamentos recebidos são inestimáveis e o Dojo não possui fins de lucro.
-
Caso o aluno necessite ausentar-se dos treinos por período igual ou superior a um mês, ao retornar deverá solicitar permissão ao Sensei para reiniciá-los, e caso seja Graduado, voltar a treinar com a FAIXA BRANCA, somente tornando a utilizar sua faixa habitual após autorização do mesmo (exercite a sua humildade).
-
Ao entrar no Dojo lembre-se de abaixar bem o volume ou silenciar ou até mesmo desligar o celular, evitando tirar a atenção dos alunos.
-
A limpeza é uma oração de agradecimento e respeito, é dever de todos zelarem pela limpeza do Dojo e principalmente do coração.
-
É um dever moral de todos usarem as técnicas para fins pacíficos.
-
Respeite os alunos SENPAI (veteranos), não discuta se as técnicas estão erradas ou não (o ponto de vista ensinado poderá ser diferente do Kihon em algumas oportunidades, mas com o objetivo de complementar o seu entendimento).
-
Se você não é YUDANSHA (Faixa Preta) não corrija ninguém. Em caso de dúvidas, haja como relatado no número 12. Corrigir sem a devida sabedoria poderá criar uma falsa solidificação do conhecimento ou até mesmo um incidente.
-
Lembrar que o tratamento dado aos 1º Kyu (Faixa Marrom) será o nome seguido do termo SENPAI, sendo tal tratamento dispensado também aos YUDANSHA até 2º Dan, desde que não possuam cargo de Instrutor e não desempenhe atividade de ensino.
-
Ter sempre o sentimento de IBI SHOSHIN (Espírito de iniciante).
-
SEMPRE adentre a aula estando SÓBRIO!
Utilizado o Reigi do Heiwa Aiki Dojo de Campo Grande como base.